E ai Cidiano? Leu algum livro bacana da nossa biblio? Tá esperando o quê? Manda a tua DICA.
 

“A minha nova dica é o livro ‘É tudo família’ (Alexandra Maxeiner e Anke Kuhl). Eu gostei desse livro porque ele fala sobre todos os tipos de família. Explica sobre gêmeos, pais que se separaram, irmão novos, etc.”

Dica: Clarice Seligman Van der Linden, aluna da 2ª série

“Eu indico o livro “Mitologia, Deuses, Heróis e Lendas” (Maurício Horta, José Francisco Botelho e Salvador Nogueira.) porque é muito legal. Ele fala do nascimento dos deuses, a origem de tudo. Fala sobre vários heróis: Perseu, Hércules, os Argonautas, Meléagro e Atalanta, a Guerra de Tróia, Odisseu e a Viagem de Eneias. Fala também sobre as Lendas Gregas: Os castigos de Prometeu e Io, Europa, rainha de Creta, Narciso, Eros e Psique, Teseu e O Minotauro, Pégaso e Belerofonte e o Rei Midas!”

Dica: Augusto Fialho Machado da Rosa Vargas – aluno da 4ª série

“Eu indico o livro “Diário de um banana” (Jeff Kinney), o livro 1 e o livro 2. São livros divertidos e engraçados.

Outro que eu indico é “Rita não grita” (Flávia Muniz), porque é um livro divertido e que ensina que tu não precisa gritar para conseguir as coisas.

Também indico o “Como viver para sempre” (Colin Thompson), porque é um livro que tem muitas curiosidades, quando tu começa a ler tu não quer mais parar.

Indico a coleção do “Zefirelo”, eu já li todos. Eu conheci essa coleção na aula de filosofia com a Cheila. Ela chegou e nos trouxe uma surpresa, que foram os livros. O que eu mais gostei foi o livro 2, que é o “Zefirelo e o cão”. É um livro que tem a amizade do sapo e do cão. “

 

Dica do Mateus Éboli de Almeida – aluno da 2ª série

“Eu indico o livro da coleção Bat Pat “O despertar do Troll Cabeça-Dura” (Rodrigo Pavanello); é legal, fácil de ler, é de aventura, tem muito mistério, além de ser divertido e surreal.

O outro que eu indico é a coleção do “Querido Diário Otário” (Jim Benton). Porque tem ilustrações que deixam a história mais fácil de ser entendida, e porque as gurias se metem em muitas encrencas. Tu também não precisa ter lido eles em sequência para saber dos outros. Desta coleção eu já li: “Sou a princesa ou o sapo?”  

 

Dica da Luciana Silveira Schneider – aluna da 4ª série

“Eu indico o livro “Você troca” da Eva Furnari. Esse livro é muito divertido porque tem várias coisas para trocar, por exemplo: “você troca um varal de feiticeira por um final de brincadeira?”. Também gosto porque é um livro de rimas.

Eu também indico “Rita não grita” (Flávia Muniz). É a história em que uma criança chamada Rita quer ser sempre a primeira, e os amigos cansaram desse jeito dela. Então eles preparam um plano para que ela não grite mais. Ele pode ajudar uma pessoa que grita sempre para desfazer isto.”

 

Dica do João Inácio Mallmann Albara – aluno da 2ª série

“Eu indico “A marca de Atena” (Rick Riordan). Eu gosto muito porque adoro os livros dele e este é um dos livros da continuação da série do Percy Jackson.

O outro é “A pirâmide Vermelha”, também do Rick Riodan porque fala sobre mitologia egípcia; no início eu não conhecia sobre essa mitologia e então fiquei sabendo. E os outros que eu indico são “Trono de Fogo” e “A Sombra da Serpente”, todos do Rick. Todos eles são de uma coleção, e tu precisa ler um para entender o outro.”

Carolina Braga Zanatta – aluna da 5ª série

“Eu tenho alguns livros em mente para indicar. Um a Cheila comprou e se chama “Bat Pat: Bruxas à Meia-Noite” (Rodrigo Pavanello). É um livro engraçado, tem aventuras, e quem gosta de ler livros em que existe um personagem narrador (que é o Bat Pat) vai gostar.

Outro é a coleção “Diário de um banana” (Jeff Kinney), todos os livros são legais e esse ano irão lançar o 7º. O meu preferido é o “Dias de Cão”, que é o 4º livro. Ele encontra a Holy Hills e ele tenta entrar junto com um amigo, que é o Rowey, em um parque muito legal para encontra ela.  

Outro que eu indico e que foi sugestão do Gabriel Guaraldo (aluno da 4ª série) é o “Percy Jackson e Os Olimpianos: Os arquivos do Semideus” (Ricky Riordan). É um livro com várias aventuras com o Percy, a Annabeth e o Groover.

E também indico o Guia dos curiosos, porque ele fala sobre regras de jogos, e ensina varias coisas que curiosos querem saber.”

 
Dica do Fernando Liesenfeld Mundt – aluno da 4ª série

“Eu indico ‘Elmer, o elefante xadrez (David Mckee)’, porque foi o primeiro livro que eu consegui ler sozinha.

E o outro livro que eu indico é o “Mágico de Oz” de L. Frank Baum.  É        um livro que a gente trabalhou este ano no Clube. É um livro bacana que tem vários personagens, e eu também gosto do Homem de Lata, tem uma parte em que ele está enferrujado e tem que colocar óleo. E também tem um leão que tem muito medo.”

Dica da Marina Pires Quinteiro – aluna da 2ª série

“Tem uma coleção de livros que eu gostaria de indicar, que são livros da série “Como treinar seu dragão” (Cressida Cowell). Eu já li dois livros dela: “Como treinar seu Vicking” e “Como falar dragonês”. Os outros se chamam: “Como treinar o seu dragão”, “Como ser Pirata”, “Como quebrar a maldição de dragão” e “Como navegar em uma tempestade de dragão”. Eu indico esses livros pois eles são inspirados em um filme que eu acho muito legal que é o “Como treinar o seu dragão”. Eu acho eles uma boa dica de leitura.”

João Pedro Diehl – aluno da 2ª série

“Eu indico o livro “Ana Pijama no País dos Pensamentos (Jô Duarte)”. É um livro muito divertido, os personagens são legais, e ao mesmo tempo conta sobre uma menina que sonha bastante e esse sonho acaba virando realidade.

Também indico “O violinista (Colin Thompson)”, é um livro bastante calmo, e conta a história do violinista e da sua filha. A profe nos falou que se a gente ler bastante, a gente vai aprender a ler e a escrever bem direitinho”

Dica da Sophia Silva  - aluna da 3ª série

“Eu indico “As aventuras do Avião Vermelho” (Erico Veríssimo). É um livro para meninos e meninas que querem viajar no mundo da imaginação e conhecer novas coisas.

Tem outro livro que se chama “Abrindo Caminho” (Ana Maria Machado). Tem vários personagens e eles vão abrindo vários caminhos! A Chapeuzinho encontra a floresta, por exemplo. Ele é um livro muito bacana e a Alice (psicóloga) contou para a gente no Clube. Tem na nossa biblio.

Tem também o “Muitas Palavras” (Ruth Rocha). As crianças que não aprenderam o alfabeto vão aprender lendo este livro!”

 

Valentina Suarez Lopes – aluna da 2ª série

“Uma das minhas dicas é “Uma nota errada” do Gordon Korman. Eu gosto porque é um livro de mistérios, que fala sobre dois gêmeos órfãos, que têm que escolher entre ganhar um poder ou receber uma herança. Para saber o final vocês terão que ler!

O “Viagem ao Centro da Terra” do Júlio Verne eu gostei porque é um dos livros clássicos e bem interessante. Eu indico este livro para quem adora aventura e mistério.

Tem também “A cidade submersa”, do Martin Oliver. Para quem gosta da coleção “Salve-se Quem Puder”, é uma boa, mas quem não gosta de livros em que tem que serem resolvidas pistas e mistérios bem humorados não é uma boa. Estas são as minhas dicas até agora.”

Lucas Éboli de Almeida – aluno da 5ª série

“Quando ler um livro sem imagens, deixe sua mente bem fértil!

Eu gosto bastante de uma série de livros do autor Rick Riordan. Ele escreve os livros da série Percy Jackson e os Olimpianos. Eu gosto destes livros porque eles falam de várias mitologias: a mitologia grega (em “Percy Jackson e os Olimpianos), a mitologia egípcia (em “As crônicas dos Kanes) e a mitologia romana (em “Os Heróis do Olimpo”). O meu preferido é o Percy Jackson e os Olimpianos.” 

Dica do Gabriel Del Grande da Silva de Carvalho Guaraldo – aluno da 4ª série

 

“Tem um livro que eu gosto muito desde o Nível II, que é da coleção “Quem tem medo”. O nome é “Quem tem medo de fantasma” (Fanny Joly). Acho que as crianças vão gostar e tem na biblioteca da escola, eu já vi que vários colegas da 1ª série retiraram. Espero que vocês gostem muito!”

Matheus Neibert Baggio – aluno da 1ª série

“Eu tenho um livro bem legal para indicar que eu comprei na Palavraria. O nome dele é “Chapeuzinhos Coloridos” (José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta). São seis histórias, uma diferente da outra. Cada uma das Chapeuzinhos tem uma história diferente, por exemplo, a Chapeuzinho Azul vai para a prisão com a vovó pois elas têm um plano para pegar os lobos, que estão em extinção! Então o Caçador prende elas.”

Clarice Van der Linden Seligman – aluna da 2ª série